I SINCITA – SEMINÁRIO INTERNACIONAL E NACIONAL SOBRE PESQUISAS COM CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS EM TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS
As infâncias e as crianças que se espraiam nos espaços crianceiros da região amazônica paraense, como de outras regiões do país, carecem de visibilidade no âmbito das políticas públicas, em especial quanto a garantia de educação socialmente referenciada.
Neste sentido, este Seminário é um espaço formativo por excelência, por tratar de questões inerentes às práticas educativas viabilizadas pelas pesquisas acadêmicas, cujo teor advêm do trabalho educativo/investigativo, no âmbito dos espaços-tempos e de convívio com crianças de territórios rurais-amazônicos, bem como das diversas interlocuções com sujeitos do campo, situados em territórios/comunidades rurais, praianas, assentados, ribeirinhos, quilombolas. No diverso amazônico e das experiências, o foco é a produção de existência de crianças em suas infâncias em territórios de águas, desde processos educacionais, culturais e de enfrentamentos às desigualdades.
O evento será um espaço de articulação de pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação, educadores e gestores de instituições públicas e privadas de ensino, representantes de organizações sociais, governamentais e não governamentais, os coletivos e movimentos sociais e sindicais dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia. O mesmo surge a partir do Projeto de Pesquisa “As Gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense”, cuja investigação pautou, entre outros aspectos, na realidade e diversidade sócio-cultural-produtiva-educacional e territorial das regiões Caeté, Baixo Tocantins e Xingu, sob o olhar e olhando as crianças. Aprovado pelo Edital CNPQ/MCTI/FNDCT nº 18/2021, o projeto de pesquisa articula o Núcleo de Estudos, Pesquisas, Infância, Educação, Cultura da Amazônia Paraense/NEPIECAP- UFPA, o Grupo de Pesquisa e Extensão “De Bubuia Amazônica” – Infâncias, Territórios Rurais e Processos Educativos e Culturais (UFPA/CNPQ) entre outros, e agrega os Campi da UFPA de Abaetetuba, Altamira e Bragança.
O evento será híbrido (presencial e online), a realizar-se nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024. A programação, de cunho formativo, abordará questões relativas às práticas educativas que são/foram objetos de investigações e experiências ao longo do desenvolvimento do projeto, especialmente detendo-se nas práticas sociais e escolares junto de crianças de 4 a 10 anos de idade, bem como foram construídas interlocuções com sujeitos do campo nas respectivas comunidades/territórios das regiões envolvidas.
INSCRIÇÕES GRATUITAS:
30.09 A 05.12.2024 – SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
30.09 A 15.11. 2024 – COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Maiores informações ver o link do Evento: https://www.even3.com.br/isincita
Coordenação: Profa. Dra. Maria Natalina Mendes Freitas
Redes Sociais