Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Geografia
FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA-60 horas.
Fundamentos da geografia escolar. Concepções de ensino de Geografia. A construção do conceito de espaço-tempo pelos discentes. Seleção e organização de conteúdos da Geografia. Métodos didáticos e ensino de geografia. Técnicas de ensino aplicadas ao ensino de geografia nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Elaboração de recursos didáticos acessíveis para o ensino de Geografia. Análise de programas oficiais e alternativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, R. Do Desenho ao Mapa e iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2003. CASTROGIOVANNI et all.
Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS/ Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1999.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib et all. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAVALCANTI, L.de S. Geografia, Escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus Editora, 192 pg.1998.
________________ Referências pedagógico e didáticas para a Geografia Escolar. In: CAVALCANTI, L. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
DAMIANI, A. A Geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani(org.) A Geografia na Sala de Aula.São Paulo: Contexto, 1999.
MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
STRAFORINNI, R. Ensinar Geografia e o desafio da totalidade no mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablum, 2004.
Redes Sociais