Educação do Campo
EDUCAÇÃO DO CAMPO- 60 horas.
Abordagem histórica da Educação do Campo no Brasil e na Amazônia. Paradigmas de Educação do Campo. Modelos de desenvolvimento do campo no Brasil e na Amazônia. Os movimentos sociais e as questões sociais e educacionais do campo e o meio rural na Amazônia. As experiências alternativas de educação do campo e em áreas de fronteiras e suas práticas pedagógicas. Utilização de meios e técnicas pedagógicas dirigida às populações do campo, do meio rural, quilombolas e agro-pesqueiras.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDREOLA, Balduíno Antonio. Et. al. Formação de professores: da itinerância das Universidades à escola itinerantes. Ijuí: Ed. Unijuí. 2010.
MARINHO, Ernandes. Um olhar sobre a Educação Rural Brasileira. São Paulo: Universa. 2009.
MOREIRA, Roberto José. (Org.). Identidades Sociais-ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A. 2009.
ROCHA, Maria Isabel Antunes & MARTINS, Aracy Alves Martins (Orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Autêntica. 2010.
ROCHA, Maria Isabel Antunes & HAJE, Salomão Mufarrej (Orgs.). Escola de direito: reiventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica. 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA. Júlio Emílio Diniz & LEÃO. Geraldo (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
AUED, Bernadete Wrublevski & VENDRAMINI Célia Regina. Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. São Paulo: Insular. 2010.
ROCHA, Maria Isabel Antunes & MARTINS, Aracy Alves Martins (Orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Autêntica. 2010.
ALVES, Gilberto Luiz (Org.). Educação no Campo: recortes no tempo e no espaço. São Paulo: Autores Associados. 2009.
ARENHART, Deise. Infância, educação e MST: quando as crianças ocupam a cena. Chapecó/RS: Argos.2007.
ANDREOLA, Balduíno Antonio. Et. al. Formação de professores: da itinerância das Universidades à escola itinerantes. Ijuí: Ed. Unijuí. 2010.
Coleção Por Uma Educação do Campo. Brasília,DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, Vls. I ao VII.
CALDART, Roseli. Escola é mais do que escola na Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis/ RJ: Vozes. 2000.
BUAINAIN, Antonio; ROMEIRO R. Ademar & GUANZIROLI. Agricultura Familiar e o Novo Mundo Rural, Sociologias, Porto Alegre, ano 5, nº 10, jul/dez 2003, p. 312-347
Redes Sociais