Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-60 horas.
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas da EJA, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DURANTE, M. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CARBONELL, J. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PICONEZ. S.C.B. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas: Papirus, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARREIRO, Iraíde de F; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. SP: AVERCAMP, 2002.
BRASIL, Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
______, Lei no 11.274/2006. Institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos.
FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia;
FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabete Monteiro de Aguiar (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 307-335.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – por uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Ed. Porto. 1999.
PIMENTA, Selma garrido. Saberes pedagógicas e atividade docente. São Paulo Cortez 1999.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ZEICHENER, K. M. A formação reflexiva de professores. Idéias e práticas. Lisboa: DUCA, 1993.
Redes Sociais