Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h13 | Acessos: 1974

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-60 horas.

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas da EJA, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DURANTE, M. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CARBONELL, J. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PICONEZ. S.C.B. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas: Papirus, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BARREIRO, Iraíde de F; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. SP: AVERCAMP, 2002.

BRASIL, Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

______, Lei no 11.274/2006. Institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos.

FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia;

FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabete Monteiro de Aguiar (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 307-335.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – por uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Ed. Porto. 1999.

PIMENTA, Selma garrido. Saberes pedagógicas e atividade docente. São Paulo Cortez 1999.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ZEICHENER, K. M. A formação reflexiva de professores. Idéias e práticas. Lisboa: DUCA, 1993.

registrado em:
Fim do conteúdo da página