Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Fundamentos Teórico Metodológicos da Educação Infantil
Início do conteúdo da página

Fundamentos Teórico Metodológicos da Educação Infantil

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h14 | Acessos: 2399

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL-75 horas.

Estudo dos elementos teórico-metodológicos que subsidiam a Educação Infantil e suas implicações pedagógicas. Políticas de Educação Infantil. O currículo da Educação Infantil. Seleção de conteúdos e metodologias de trabalho. Planejamento e Avaliação do processo educacional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASSEDAS, E. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,  1999.

CHAUVEL, Denise & LAGOEYTE, Asabelle. 25 Situações-problemas na educação Infantil. Petrópolis/ RJ: Vozes. 2010.

GOMES. Marineide de Oliveira.  Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez Editora. 2010. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LOPES, Amanda Cristina Teagno.  Educação Infantil e registro de práticas, São Paulo: Cortez Editora. 2010.

MOYLES, Janet. Fundamentos da educação Infantil: enfrentando o desafio. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, Maria Carmem Silveira & HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RIZZINI, Irene.  O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil, São Paulo: Cortez Editora. 2010.

PAIVA, Flávio.  Eu era assim: infância, cultura e consumismo. São Paulo: Cortez Editora. 2010.

BONDIOLI, A. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos uma abordagem reflexiva. 9ª Porto Alegre: Artmed, 1998.

CHEN, J. (org.) Atividades iniciais da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CUBERES, M. T. Entre as fraldas e as letras. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio. 18ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1995.

___________. Avaliação na pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 2000.

SMOLE, K. Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática. Porto Alegre: Artmed,

ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Os fazeres na educação infantil. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis/ RJ: Vozes. 2008.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página