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CARTILHA PEDAGÓGICA -TECNOLOGIAS APLICADAS A JOGOS EDUCATIVOS

  • Escrito por Prof. Me. Antonio Matheus do Rosário Correa
  • Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 14h45
  • Acessos: 40
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A cartilha pedagógica “Tecnologias Aplicadas a Jogos Educativos” é produto de atividades práticas do componente curricular “Tecnologias e Mídias da Educação” - ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança (CBRAG), Faculdade de Educação (FACED), a turma Pedagogia 2023 (Noturno/Extensivo) no primeiro semestre de 2024.

Com o objetivo de compreender os desafios e as possibilidades de implementação de mídias e tecnologias na Educação contemporânea, foram abordadas as seguintes temáticas no componente curricular: paradigma científico e sua influência na concepção de tecnologia aplicada à Educação; estudo dos multimeios em novos desafios da Educação no mundo contemporâneo; multimídia interativa com base no computador e telecomunicações; a informática e a formação de professores.

As propostas aqui apresentadas - recursos pedagógicos baseados em aplicação de tecnologias a jogos -, foram produzidas por 8 equipes da Turma Pedagogia 2023 na forma de Guia de Produção e socializadas em sala. Todavia, os saberes pedagógicos e as experiências formativas necessitavam atravessar limites prediais e labirintos organizacionais da sala de aula universitária, constituindo-se em material (cartilha) com ricas contribuições à docentes da Educação Básica, discentes de cursos de Licenciatura em Pedagogia e outros interessados no campo do conhecimento das Tecnologias Educacionais.

Com foco no nível de Ensino Fundamental da Educação Básica, as propostas de jogos educativos envolvem o ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Artes, fundamentadas em códigos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e configuradas em: criadoras(es) dos recursos, nível de ensino direcionado; código BNCC; materiais necessários a produção; como fazer e regras estabelecidas no jogo; avaliação da aprendizagem.

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1GX8oUPOimTYZajF_HNA4JZkyEk-YQT1q/view?usp=sharing

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