Vídeo Etnográfico apresenta características sobre o brincar de crianças com TEA
Com o propósito de apresentar características sobre o brincar de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o Laboratório de Práticas Inclusivas da FACED/CBRAG/UFPA produziu o vídeo etnográfico "A Cultura do Brincar e o TEA". O vídeo, produzido pelas(os) professoras(es) Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Jéssica do Socorro Leite Corrêa e Luís Junior Costa Saraiva, é resultado das vivências de pais e mães de crianças autistas em diálogo com o espaço de pesquisa Laboratório de Práticas Inclusivas (UFPA Campus de Bragança).
Apresentar a ludicidade de crianças que estão no espectro autista representa uma dimensão de discussão sobre a temática TEA. O brincar faz parte da subjetividade infantil, e é utilizado como principal ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem da criança nos espaços educacionais, terapêuticos e familiares.
O filme traz características sobre o brincar de crianças autista e sua importância para a infância, com relatos de pais e professora que vivenciam essas experiências. A produção contou com a parceria do Grupo Autismo Acreditar Bragança (formado por mães e pais de filhos com TEA) e foi publicado na Nova Revista Amazônica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA Campus de Bragança/UFPA), que em sua versão atual (v. 10, n. 2/2022), apresenta o dossiê "Autismo em Pauta".
Serviço:
Vídeo Etnográfico "A Cultura do brincar e o TEA"
Assista aqui o vídeo
Acesse o dossiê "Autismo em Pauta".
Produção: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa / Jéssica do Socorro Leite Corrêa / Luís Júnior Costa Saraiva
Operador de Câmera: Jéssica do Socorro Leite Corrêa / Luís Junior Costa Saraiva
Edição/Montagem: Jéssica do Socorro Leite Corrêa
Roteirista/Texto: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa / Luís Junior Costa Saraiva
Música: Sailing de Rod Stewart
Parceria: Grupo Autismo Acreditar / Laboratório de Práticas Inclusivas
Colaboradores: Suély Fontinelle / Jéssica Leite / Maria Dinete / Liliane Barros
Arte: FACED/CBRAG/UFPA
Redes Sociais