Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Programa Permanência vão até 26 de fevereiro

Inscrições para o Programa Permanência vão até 26 de fevereiro

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 11h48

Os estudantes que desejam se inscrever na edição 2016 do Programa Permanência da UFPA têm até o dia 26 de fevereiro. A inscrição pode ser feita no sistema on-line Sigaest. Para o ano de 2016, estão sendo ofertados 1.920 auxílios. São duas modalidades de benefício, sendo 1.570 Auxílios Permanência no valor de 350 reais e 350 Auxílios Moradia no valor de 400 reais. Do total dos auxílios, 40% serão destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação assistidos com Auxílio Emergencial.

Alunos do Campus de Bragança, deverão procurar a Sala de Técnicos em Assuntos Educacionais, 3º andar, do Prédio Administrativo, para maiores informações

Os auxílios são destinados a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo da ação é evitar a evasão e garantir a permanência do estudante em vulnerabilidade socioeconômica na sala de aula para que conclua o curso em tempo regular e com qualidade. Os auxílios são voltados para alunos da Instituição que cursam a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e não possuam condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, moradia, transporte e material didático. Os auxílios têm validade de 12 (doze) meses.

Como participar - Os alunos do Campus de Bragança deverão fazer sua a inscrição no Sigaest (link ao lado) e posteriormente, têm duas opções para o envio de documentos. Pode ser via on-line pelo Sigaest ou de forma presencial, na Sala de Técnicos em Assuntos Educacionais, 3º andar, do Prédio Administrativo,  até 17h de 26 de fevereiro de 2016.

Critérios de participação - Para a edição deste ano, foram incluídos critérios novos para a análise do perfil do aluno. Serão levados em consideração a renda familiar per capita (soma dos rendimentos de todos os membros da família que vivem na mesma residência, dividida pelo número total de membros); situação de moradia do estudante; se a família possui beneficiários de programas sociais; a tarifa de energia elétrica do grupo familiar e a residência de origem. As medidas são para garantir que somente alunos em real situação de vulnerabilidade passem a receber o auxílio.

Atenção à documentação - Nesta edição de 2016 do Permanência, os candidatos, tanto os novos quanto os em renovação, terão que anexar cópia do Registro Geral e do CPF, com foto do candidato e de todos os demais membros da família e apresentar a última fatura (cópia) do consumo de energia elétrica da residência de origem do discente. Será exigido cópia dos três últimos contracheques de membros da família dos estudantes quando se tratar de comprovação de renda de trabalhador com vínculo empregatício.

A Diretoria de Assistência Estudantil solicita aos estudantes que se inscreverem a atenção redobrada sobre a documentação solicitada no edital.

Texto e arte: Adaptado de Assessoria de Comunicação Proex.