Página inicial > Últimas Notícias > Eventos > Estudantes de Pedagogia iniciam percurso acadêmico com a programação da Semana do Calouro UFPA 2022
Eventos

Sob o tema “Universidade, Saúde e Sociedade”, estudantes da turma de Pedagogia 2022 foram recepcionados nesta segunda-feira, 22, com a programação específica da FACED da Semana do Calouro UFPA 2022. O evento também foi dedicado aos discentes da Turma de Pedagogia 2021 - Intensivo.

Recepção - Os(as) novos(as) Calouros(as) foram recepcionados pelos discentes da Turma de Pedagogia 2021 - Intensivo (Veja aqui o Vídeo) e ingressaram na Sala de Videoconferência do Campus Bragança para acompanhar a programação específica da FACED. A mesa de abertura foi formada pelo Vice-Diretor da FACED Rogério Andrade Maciel; pelo coordenador do Campus Francisco Pereira de Oliveira; pela Diretora de Ensino do Campus Professora Ana Paula Vieira e Souza; pelos (as) professores (as) da FACED Maria Natalina Mendes Freitas e Deyverson Luener de Oliveira Ferreira; e pelo Secretário da FACED Rubenilson Procópio Brito.

Boas - Vindas - Inicialmente o Vice-Diretor da FACED deu boas vindas aos(as) calouros(as) de Pedagogia apresentando a programação do evento e ressaltando sua trajetória acadêmica enquanto aluno egresso deste Campus. “Estejam aqui para viver a Universidade e não apenas para passar pela Universidade”, convidou.

Docentes - As (os) Professoras (es) Maria Natalina, Ana Paula e Deyverson Luener também tiveram a oportunidade de celebrar junto com novos(as) Calouros(as) externando a felicidade em recebê-los.

O Coordenador do Campus Francisco Pereira de Oliveira  enfatizou as oportunidades de mercado de trabalho que o Curso de Pedagogia proporciona aos egressos, podendo estes atuarem tanto em espaços escolares, na docência e gestão, quanto em espaços não-escolares (empresas, órgão públicos, e outros). Exaltou os 10 anos de existência da lei de cotas e ressaltou que o Campus de Bragança prima pelo tratamento humanizado e não tolera preconceitos de origem, raça, cor, sexo, gênero, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Colocou-se a disposição para receber e ouvir os novos alunos.

Orientações Gerais da FACED e do Curso de Pedagogia - Dando prosseguimento, o Secretário Rubenilson Procópio Brito fez a apresentação da FACED, sua equipe administrativa e docentes. Em relação ao Curso de Pedagogia, apresentou suas características gerais, matriz curricular, prazo de conclusão, Projeto Pedagógico, informações sobre matrículas e calendário de disciplinas e como se dá os Procedimentos//Fluxos de Solicitações Acadêmicas perante a Secretaria Integrada. Esclareceu sobre a realização dos Estágios Supervisionados e finalizou esclarecendo as temáticas a respeito das Atividades Complementares, TCC e Colação de Grau.

Representação Estudantil - A ocasião também contou com a apresentação do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe) realizada pelos(as) alunos(as) Ana Beatriz Guimarães Quadros (Presidente do CAPe) e Marcos Nascimento Silva (Vice-Presidente do CAPe). Na fala, os discentes explicaram sobre o objetivo do CAPe, suas funções, composição, representação perante o Conselho da FACED e condições de participação. Em seguida, apresentaram as redes sociais do CAPe e os membros que o compõe. Finalizando, brindes foram distribuídos aos participantes que respondiam as perguntas propostas pelos  representantes do CAPe.

Grupos de Pesquisa e Laboratórios - O Professor Deyverson Luener expôs os diversos Grupos de Pesquisa e Laboratórios que compõem a estrutura acadêmica da FACED. Os (as) calouros (as) tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos, linhas de pesquisa e docentes responsáveis por cada grupo de pesquisa e laboratório. Além disso, os recém-chegados poderão ter a "oportunidade de se inserir nos grupos de pesquisa e laboratórios ao longo do seu percurso na Universidade a fim de fortalecer sua formação acadêmica", pontuou Deyverson.

Mística Cultural de Acolhida - A programação finalizou com a realização, no Hall do Prédio Profa. Maria de Lima Gomes, de uma mística cultural promovida pelos discentes da turma de Pedagogia 2021 - Intensivo com diversas sessões de fotos e apresentação cultural.

Programação Geral - A Semana do Calouro UFPA 2022 seguiu com atividades nos dias 22 e 23, pela tarde, com palestras sobre SIGAA, Regulamento do Ensino de Graduação, Assistencia Estudantil, e outros.

Registrado em: ,