Página inicial > Últimas Notícias > Eventos > Diálogos sobre currículo, diferença e educação em direitos humanos

Diálogos sobre currículo, diferença e educação em direitos humanos

• Escrito por Maria Gorete Rodrigues Cardoso
  • Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 08h00

A Roda de Conversa Diálogos sobre currículo, diferença e educação em direitos humanos compõe a programação da disciplina Teoria do Currículo, ministrada pela Profa. Dra. Maria Gorete Rodrigues Cardoso, na  turma de Pedagogia 2021, no Campus Universitário de Capanema.

A proposta da disciplina é levar o discente a compreender a emergência e o desenvolvimento histórico do campo do currículo, assim como analisar criticamente os fundamentos epistemológicos, sociológicos e culturais das teorias curriculares que engendram as políticas e práticas educacionais no mundo contemporâneo.

Em uma perspectiva pós-estruturalista, concebemos o currículo valorizando aquilo antes renegado, possibilitando um espaço de voz e diálogo aos sujeitos marginalizados/as, aos temas excluídos e considerados “inoportunos” para serem discutidos no âmbito escolar. Nessa perspectiva, o currículo passa a ser um local de produção e valorização de conhecimentos, de opiniões, de histórias, de questões silenciadas há tempo demais, e que agora surgem com uma força única (SILVA, 2011)

Portanto, o objetivo da roda de conversa é dialogar com pesquisadores que tem focado a investigação de temas controversos como LGBTQUIA+FOBIA, Sexualidade, Gênero, Direitos Humanos no contexto de produção cotidiana do currículo na escola. Desta maneira, buscamos destacar que o currículo lida com pessoas, com gente, com conteúdo, com relações, assim deve trazer as diferenças, sejam elas quais forem, para que ocorra uma real identificação e significação dos/as educandos/as na escola.