Página inicial > Últimas Notícias > Editais e Bolsas > Editais incentivam participação de estudantes em eventos acadêmicos
Editais e Bolsas

Editais incentivam participação de estudantes em eventos acadêmicos

• Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 19h24

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) abriu inscrições para três editais que apoiam a participação de estudantes de graduação em eventos acadêmicos, científicos, culturais e político-acadêmicos. Os editais fazem parte do Programa de Apoio Pedagógico (ProAP). Essas ações visam complementar a formação dos estudantes e valorizar o conhecimento produzido na Universidade. As inscrições já estão abertas e as solicitações devem ser realizadas pelo SigaEst e Plataforma Santos.

Apoio a Viagens Acadêmicas (AVA) - estudantes com trabalhos aprovados em congressos e outros eventos do gênero, podem solicitar o auxílio para custear despesas com estadia e passagens, incluindo passagens áreas. Dependendo do estado ou da região, onde o evento será realizado, o recurso a ser disponibilizado varia de R$ 500,00 a R$ 1.300,00.  As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do SigaEst. Para fazer a solicitação do auxílio, o discente precisa preencher o Questionário Socioeconômico, o Formulário de Solicitação, aceitar as regras por meio do aceite do Termo de Compromisso e anexar outros documentos exigidos no edital de seleção, que pode ser acessado clicando aqui. As solicitações devem ser realizadas com no mínimo 30 dias antes do início do evento.

Solicitação de Ônibus - solicitar o ônibus da Assistência Estudantil, é outra opção para quem deseja participar de eventos acadêmico. Isso é possível quando há, pelo menos, 25 estudantes com trabalhos aprovados para apresentar em um mesmo evento. As inscrições para a solicitação do Ônibus devem ser feitas pelas entidades estudantis, como: Centros e Diretórios Acadêmicos, Unidades Acadêmicas ou Unidades Regionais. Os solicitantes devem acessar aPlataforma Santos, preencher o Formulário de Solicitação de Ônibus e anexar os documentos exigidos pelo Edital. O prazo mínimo é de 60 dias antes da realização da viagem. Porém, para as viagens previstas para os meses de novembro e dezembro, as solicitações devem ser encaminhadas até o dia 14 de setembro de 2016, por conta do encerramento do exercício financeiro da UFPA. Clique aqui para acessar o edital.

Apoio à Realização de Eventos - esse Edital financia eventos organizados pelos estudantes, com a perspectiva de promover o intercâmbio didático-científico como congressos, simpósios, workshops, ciclo de conferências e outros similares; ou político-acadêmico, como encontro de estudantes e de entidades estudantis. Dependendo da abrangência do evento, a DAIE/Proex poderá custear despesas que variam de R$ 5.000,00 a R$ 45.000,00. O apoio financeiro das propostas está submetido ao limite dos recursos disponíveis, ao cumprimento das exigências do edital e à conformidade com os objetivos da UFPA como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão. As inscrições ocorrem por meio da Plataforma Santos. Os critérios de seleção estão detalhados no edital, acesse-o aqui.

Principais critérios - De forma geral, os discentes precisam estar regularmente matriculados e cursando todas as disciplinas, além de manter bom rendimento acadêmico. Ler atentamente os editais é fundamental para não cometer erros no momento da inscrição, pois, neles estão descritos os critérios de seleção e participação, o cronograma e as documentação necessária. A documentação é item imprescindível, considerando que a ausência de algum documento implicará em indeferimento da solicitação. Outra situação, que poderá levar ao indeferimento é quem possui algum tipo de pendência com a Proex, como por exemplo, não ter prestado contas de outros auxílios. As ações da Assistência Estudantil são destinadas, prioritariamente, aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade econômica. No que se refere a esses três projetos, apenas o AVA leva em consideração a condição socioeconômica para a concessão do auxílio, mas em caráter preferencial.

Em 2015, quase 7 mil estudantes foram beneficiados pelos 3 editais, e a expectativa é manter essa média em 2016. Para isso, A DAIE/Proex irá disponibilizar R$ 300.000,00 para o AVA e outros R$ 300.000,00 para a Realização de Eventos Estudantis, além de custear as despesas das viagens com Ônibus da Assistência Estudantil, em manutenção dos veículos, diárias dos motoristas e Seguro de Vida contra acidentes dos passageiros.

Mais informações pelos telefones: (91) 3201-7262/8116

Texto: Assessoria de Comunicação da Proex