Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h19 | Acessos: 2691

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL-60 horas.

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas do Ensino Fundamental, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, Iraíde de F; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. SP: AVERCAMP, 2002.

GHEDIN, Evandro. A articulação entre estágio-pesquisa na formação do professor-pesquisador e seus fundamentos. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: artes e técnicas, ciências e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

______, Lei no 11.274/2006. Institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – por uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Ed. Porto. 1999.

NEVES, Carmem Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: In: VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1996.

NOVOA, Antônio (org.) Profissão Professor. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

______________, Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PERRENOU, Philippe. Prática pedagógica, profissão docente e formação – perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, Selma garrido. Saberes pedagógicas e atividade docente. São Paulo Cortez 1999.

TARDIF, Maurice, Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1996.

ZEICHENER, K. M. A formação reflexiva de professores. Idéias e práticas. Lisboa: DUCA, 1993.

registrado em:
Fim do conteúdo da página