Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL-60 horas.
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas do Ensino Fundamental, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, Iraíde de F; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. SP: AVERCAMP, 2002.
GHEDIN, Evandro. A articulação entre estágio-pesquisa na formação do professor-pesquisador e seus fundamentos. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: artes e técnicas, ciências e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
______, Lei no 11.274/2006. Institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – por uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Ed. Porto. 1999.
NEVES, Carmem Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: In: VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1996.
NOVOA, Antônio (org.) Profissão Professor. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
______________, Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PERRENOU, Philippe. Prática pedagógica, profissão docente e formação – perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIMENTA, Selma garrido. Saberes pedagógicas e atividade docente. São Paulo Cortez 1999.
TARDIF, Maurice, Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1996.
ZEICHENER, K. M. A formação reflexiva de professores. Idéias e práticas. Lisboa: DUCA, 1993.
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