Filosofia, Educação e Contemporaneidade
FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE- 60 horas.
Concepções de homem, sociedade e cultura nas escolas filosóficas subjetivas e objetivas. Influências das escolas filosóficas subjetivas e objetivas nas diferentes concepções pedagógicas da história da educação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HORKHEIMER, M.Teoria Crítica I (uma documentação). São Paulo: Perspectiva/Edups, 1990.
MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt - Sombras e Luzes do luminismo, São Paulo: Moderna, 1993
RODRIGUES, Neidson. Elogio a Educação. São Paulo: Cortez, l999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Moderna,1998.
MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução Gianone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. 4ª ed.
MONTEIRO, Monteiro et al (organizadores) Ensaios de Filosofia e Educação: Cultura, Formação e Cidadania. Belém: EDUFPA, 2008.
PUCCI, Bruno (Org). Teoria Crítica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994. ( ciências sociais da educação).
Redes Sociais