Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Filosofia, Educação e Contemporaneidade
Início do conteúdo da página

Filosofia, Educação e Contemporaneidade

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 12h06 | Acessos: 1873

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE- 60 horas.

Concepções de homem, sociedade e cultura nas escolas filosóficas subjetivas e objetivas. Influências das escolas filosóficas subjetivas e objetivas nas diferentes concepções pedagógicas da história da educação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HORKHEIMER, M.Teoria Crítica I (uma documentação). São Paulo: Perspectiva/Edups, 1990.

MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt - Sombras e Luzes do luminismo, São Paulo:  Moderna, 1993

RODRIGUES, Neidson. Elogio a Educação. São Paulo: Cortez, l999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Moderna,1998.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução Gianone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. 4ª ed.

MONTEIRO, Monteiro et al (organizadores) Ensaios de Filosofia e Educação: Cultura, Formação e Cidadania. Belém: EDUFPA, 2008.

PUCCI, Bruno (Org). Teoria Crítica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994. ( ciências sociais da educação).

registrado em:
Fim do conteúdo da página