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Educação Inclusiva

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h58 | Acessos: 2498

EDUCAÇÃO INCLUSIVA- 60 horas.

Desenvolvimento histórico e filosófico da necessidade da inclusão social. Educação Inclusiva: princípios e fundamentos. Aspectos legais da inclusão educacional. A Educação Inclusiva no Brasil e suas relações com a Educação Especial.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, RositaEdler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LUNARDI, Geovana; PACHECO, José Augusto. Diferenciação curricular nas políticas educativas e curriculares em Portugal e no Brasil. In: Revista Educação em Debate. V. 2, p. 11-20, ano 2006.

RODRIGUES, David (org.). Educação e Diferença: valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora, 2001.

RODRIGUES, David (org.). Educação e Inclusão: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (9394/96). Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares: estratégia para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Parecer CNE/CEB 17/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2001a. Seção 1, p. 46. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/CEB017-2001.pdf> . Acesso em: abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de janeiro de 2001b. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/CEB0202.pdf> . Acesso em abr. 2005.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994. Disponível em: http://lerparaver.com/legislacao/internacioanl-salamanca.htlm. Acesso em: fev. 2005.

DECLARAÇÃO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, 1990. Disponível em: <http://www.unesco.org.br/publicacoes> . Acesso em: fev. 2005.

GARCIA, Rosalba M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M (orgs). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.

GONZÁLEZ, José Antonio Torres. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2002.

MESQUITA, Amélia M. A. A formação inicial do professor no contexto da educação inclusiva: analisando as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. Belém, 2007. (Dissertação Mestrado). 

ROLDÃO, Maria do Céu. Diferenciação curricular e inclusão. In: RODRIGUES, David (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Editora Porto, 2003.

RODRIGUES, David. Perspectivas sobre a inclusão: da Educação à Sociedade. Colecção Educação Especial, v. 14.  Porto: Porto Editora, 2003.

SOUSA, Francisco. Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora, 2010.(Coleção currículo, políticas e práticas).

TEZANI, Thais Cristina Rodrigues. Os caminhos para a construção da escola inclusiva: a relação entre a gestão escolar e o processo de inclusão. São Carlos: UFSCar, 2004. (dissertação)

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