Editais e Bolsas

FACED aprova Projeto de Extensão no Programa NAVEGA SABERES/INFOCENTROS 2017

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 18h05

Com resultado final publicado pela PROEX da edição 2017 do Programa NAVEGA SABERES/INFOCENTROS, a FACED foi contemplada com a aprovação de uma (01) bolsa para desenvolvimento do Projeto de Extensão “Inclusão Digital: Informática Básica para Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Bragança (PA)”.

O projeto de Extensão, coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Vieira e Souza, surgi com a proposta de diminuir o distanciamento entre a comunidade e à UFPA e contribuir com a democratização do acesso ao conhecimento. Verificou-se inicialmente que a área adjacente ao Campus Universitário de Bragança é composta por moradores em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas consideradas de risco e que se caracteriza como uma parcela da sociedade excluída de ferramentas tecnológicas e sem quaisquer inserção em programas ou projetos que buscam estimular a inclusão digital destes atores sociais.

E nessa perspectiva, o projeto objetiva promover a inclusão digital de alunos jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino de Bragança (PA), através da oferta de um Curso de Informática Básica, bem como contribuir no processo de inserção no mercado de trabalho, uma vez que, ao final do curso, o aluno será certificado.

A meta do Projeto é certificar 100 (cem) Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Bragança (PA) e para isso utilizará as instalações do Laboratório de Informática do Campus de Bragança, equipado com 27 (vinte e sete) máquinas com duplo sistema operacional, nos dias de sexta (horário noturno) e sábado (horário matutino).

O Curso será dividido em 5 (cinco) módulos que vão desde a Introdução à Informática, utilização de aplicativos e serviços de internet, com carga horária total de 100 h.

A Equipe técnica do projeto abrange incialmente docentes e técnicos do Campus de Bragança, conforme quadro abaixo.

Vínculo Institucional

Função no projeto

ANA PAULA VIEIRA E SOUZA

EDUARDO FELIPE DE SOUSA BRITO

Técnico Administrativo

FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA

RAQUEL AMORIM DOS SANTOS

RUBENILSON PROCOPIO BRITO

Técnico Administrativo

Subcoordenador

O próximo passo será a abertura da seleção pública para escolha de um bolsista em situação de vulnerabilidade socioeconômica e cuja família possua renda per capita não superior a um salário-mínimo e meio, conforme o disposto no art. 5º do Decreto nº. 7.234/2010, esteja regulamente matriculados em cursos de graduação da UFPA e cadastrado no SIGAEst. Também será realizada a seleção de voluntários que desejarem atuar no projeto ministrando os módulos do Curso.