Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conheça a FACED
Início do conteúdo da página

Apresentação da FACED

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 16h23 | Acessos: 9664

A Faculdade de Educação – FACED, Campus de Bragança / UFPA, é responsável atualmente pela oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Seu organograma é composto pelo Conselho Deliberativo, Direção e Vice-Direção, Secretaria, Núcleo Docente Estruturante - NDE, Coordenação de Estágio, etc.

A Equipe Administrativa da FACED atua diretamente na gestão acadêmico-administrativa das turmas do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

A Direção da Faculdade é responsável pela gestão e acompanhamento dos procedimentos administrativos e acadêmicos, bem como pela lotação dos professores nas disciplinas e fluxo dos processos de gestão de pessoal do corpo docente e técnico administrativo.

Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad), responde acessoriamente à Direção pelas atividades ligadas a orientação acadêmica anual e matrícula de calouros, oferta de disciplina no SIGAA, acompanhamento da situação acadêmica dos alunos (integralização, tempo de permanência, etc.) e trabalhos internos e externos de rotina no que diz respeito ao atendimento de discentes e professores, tramitação e arquivamento de documentos e processos e das demandas da faculdade. 

O corpo docente da FACED é constituído de professores efetivos e substitutos, que atuam em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.

A FACED tem apoio deliberativo do Conselho da Faculdade, assim como pelas comissões permanentes e temporárias e pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE, sendo este responsável por acompanhar e propor atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), bem como normas complementares associadas ao PPC.

Também, em atendimento a Resolução CONSEPE nº. 4.262, de 22 de março de 2012, o Curso de Pedagogia da FACED dispõe de uma Coordenação de Estágio Supervisionado com atribuições definidas no art. 19 da citada resolução.

Na Graduação, a FACED coordena o curso de Licenciatura em Pedagogia, que prevê em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) vigente uma carga horária total de 3.220 h distribuídas em 51 componentes curriculares e mais o Trabalho de Conclusão e é ofertado, atualmente, nos municípios de Bragança, Capanema Santa Luzia do Pará, nos períodos letivos extensivo e intensivo. O referido PPC possui uma Grade Curricular para os cursos com funcionamento no horário diurno (disciplinas distribuídas em 8 semestres) e outra Grade Curricular para os cursos com funcionamento nos horários noite e intensivo (disciplinas distribuídas em 9 semestres). 

Na pós-graduação, já foram ofertados os seguintes cursos lato sensu:

A FACED desenvolve ainda, com apoio dos Laboratórios e Grupos de Pesquisa dos docentes, atividades de Pesquisa e Extensão, assim como eventos que contribuem com a formação acadêmica dos futuros pedagogos.

Fim do conteúdo da página