Página inicial > Perguntas Frequentes > Dúvidas Frequentes > SIGAA-Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas

SIGAA-Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Domingo, 06 de Março de 2016, 11h34 | Acessos: 8624

Discentes

Para acessar o SIGAA basta acessar o link para os sistemas SIG presente no portal da UFPA (destacado na Figura1) e em seguida selecionar o sistema SIGAA (destacado na Figura 2).

Será exibida então a página pública do SIGAA através da qual se entra no sistema, conforme destacado na Figura 3.

Em seguida a tela de login é exibida (Figura 4). Para ter acesso ao sistema é necessário primeiro realizar o
auto cadastro (link destacado na Figura 4).

Para o discente realizar seu autocadastro é necessário possuir seu número de matrícula. De posse desse número, é só prosseguir com o cadastro e criar seu login e senha.

Mais Informações:

Manual SIGAA - Discente

Relação de Matrículas Pedagogia-Bragança

Relação de Matrículas Pedagogia-Bragança-Intensivo

Relação de Matrículas Pedagogia-Capanema-Intensivo

Relação de Matrículas Pedagogia-Viseu-Intensivo

É necessário verificar se alguma informação sobre documentação está pendente ou incorreta. As mais comuns são: RG, CPF, nome da mãe ou data de nascimento. Procure a Direção da FACED  e solicite a emissão de histórico. Caso haja inconsistências de informações, solicite à Direção a correção de seus dados cadastrais.

Em construção.

Para usar a funcionalidade de matrícula, basta acessar o menu Ensino >> Matrícula online >> Realizar Matrícula.

Atenção: alunos ingressantes não fazem matrícula online! Se você é calouro, sua matrícula será feita pela coordenação do seu curso. A partir do período seguinte a matrícula online será liberada para você.

A tela seguinte exibe uma série de instruções. Após lê-las, clique em “Iniciar Seleção de Turmas” e o sistema exibirá a tela com as componentes curriculares disponíveis para você solicitar matrícula.

Você só vai visualizar as turmas de componentes curriculares (disciplinas ou módulos) que você estiver apto a cursar, seguindo as regras do regime acadêmico do seu curso (seriado ou por atividades).

Após terminar a seleção de turmas você deve clicar em “Adicionar turmas” e na tela seguinte, confirmar a solicitação de matricula (Figura abaixo). Por questões de segurança o sistema pedirá que você confirme alguns dados e em seguida você poderá imprimir o seu comprovante de solicitação de matrícula.

O discente faz apenas a solicitação de matrícula, mas isso não garante que ele estará matriculado. O discente só estará efetivamente matriculado nas turmas quando o sistema rodar o processamento das matrículas. Esta funcionalidade define se a solicitação de matrícula do discente foi DEFERIDA ou INDEFERIDA seguindo as regras definidas pelo regulamento da UFPA e os critérios de prioridade do SIGAA.

A solicitação de tutoria é realizado em prazos determinados pelo Calendário Acadêmico (Para saber o período de Solicitação de Tutoria, clique na opção "Como faço para saber o período de matrícula online/solicitação de tutoria?").

Para realizar, o discente deve acessar o SIGAA e clicar na opção Ensino>>Solicitações de Ensino Individual>>Solicitar Ensino Individual. Será solicitado o Código da Disciplina, caso não saiba basta consultar seu Histórico e obter a informação. Após isso, o discente confirma e emite o comprovante. A solicitação será encaminhada a Faculdade que solicitará abertura da turma a Coordenação do Campus, que homologará o pedido matriculando automaticamente o aluno na componente solicitada.

Docentes

Estas turmas ainda estavam abertas (pendentes de lançamento) no SIE (e foram migradas da mesma forma). Neste caso, o docente deve entrar em contato com a faculdade para que eles solicitem a abertura da consolidação de turmas dos períodos em questão.

O docente precisa acessar o Sistema de Atendimento SAGITAA utilizando as mesmas credenciais do SIG-UFPA (SIGAA, SIGRH e SIPAC), ir na opção Nova Chamada, Selecionar CIAC e, na guia ACOMPANHAMENTO ACADEMICO, clicar na opção "ALTERAÇÃO DE CONCEITO", preencher o formulário e anexar os documentos solicitados.

Não. Diferentemente do SIE, o SIGAA não permite consolidar turmas sem que os conceitos de TODOS os alunos sejam lançados.

OUTROS

registrado em: