Estágio Supervisionado da Educação Infantil
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL-60 horas.
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas da Educação Infantil, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias descortinando práticas. São Paulo: Livraria Pioneira,1994.
BASSEDAS, E. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BONDIOLI,Anna. (Org.) O tempo no cotidiano infantil: perspectiva de pesquisa e estudo de caso, São Paulo: Cortez, 2009.
MULLER, Fernanda & CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro, São Paulo: Cortez, 2009.
PICONEZ, S. (org.). Prática de ensino e o estágio supervisionado. 4ª ed. São Paulo: Papirus, 1999.
ROSSETTI, M. C. (org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2001.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores, Rio de Janeiro: DP&A/UNEB, 2008.
ZABALZA, M.A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ. M. Etnografia da prática escolar. 5ª ed. Campinas:Papirus, 2000.
COSTA, A. C. G. A presença da pedagogia, Teoria e prática da ação socioeducativa. São Paulo: Instituto Ayrton Senna: Global, 1999.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. 5ª ed. São Paulo: Brasília: MEC/UNESCO, 2001.
FAZENDA, Ivani C. A. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento.Campinas:Papirus, 1995.
__________. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez , 2001.
FONSECA, L L O universo da sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação: 1999.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar - por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2000.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
OLIVEIRA, Z. de M. (org) Creches: crianças, faz-de-conta & cia. Petrópolis,vozes,1992.
Redes Sociais