Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Estágio Supervisionado da Educação Infantil
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado da Educação Infantil

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h14 | Acessos: 4430

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL-60 horas.

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de ensino envolvidos nas práticas educativas da Educação Infantil, tendo em vista a tessitura de reflexões formativas e reflexivas por meio da relação teoria-prática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias descortinando práticas. São Paulo: Livraria Pioneira,1994.

BASSEDAS, E. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BONDIOLI,Anna. (Org.) O tempo no cotidiano infantil: perspectiva de pesquisa e estudo de caso, São Paulo: Cortez, 2009.

MULLER, Fernanda & CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro, São Paulo: Cortez, 2009.

PICONEZ, S. (org.). Prática de ensino e o estágio supervisionado. 4ª ed. São Paulo: Papirus, 1999.

ROSSETTI, M. C. (org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUZA, Elizeu Clementino de.  O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores, Rio de Janeiro: DP&A/UNEB, 2008.

ZABALZA, M.A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ. M. Etnografia da prática escolar. 5ª ed. Campinas:Papirus, 2000.

COSTA, A. C. G. A presença da pedagogia, Teoria e prática da ação  socioeducativa. São Paulo: Instituto Ayrton Senna: Global, 1999.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. 5ª ed. São Paulo: Brasília: MEC/UNESCO, 2001.

FAZENDA, Ivani C. A. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento.Campinas:Papirus, 1995.

__________. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez , 2001.

FONSECA, L L O universo da sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação: 1999.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar - por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2000.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, Z. de M. (org) Creches: crianças, faz-de-conta & cia. Petrópolis,vozes,1992.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página